segunda-feira, 19 de março de 2012

DIA 19 DE MARÇO - DIA DE SÃO JOSÉ, PARTE 4 - O AMOR PATERNO DE SÃO JOSÉ.VIDA SECRETA DE SÃO JOSÉ COM O MENINO JESUS.




Capítulo 28 – 2º Tomo - Quarto Livro – Mistíca Cidade de Deus

O menino Jesus Completa um ano de idade,fala a São José e começa a andar.Maria Celebra o dia da Encarnação e do Natal



O Menino Jesus começa a falar com S. José

Ao completar um ano de idade,o menino Jesus determinou quebrar o silêncio e falar em voz clara ao fidelíssimo José que lhe fazia o ofício de cuidadoso pai,assim como falara com a divina Mãe desde que nascera,conforme escrevi acima.

Estavam os Santos Esposos falando sobre o ser infinito de Deus,da bondade de tão excessivo amor com que enviara do céu seu Unigênito(Jo 3,16),para mestre e Redentor dos homens (Is 55,4),dando–lhe forma humana(Filp 2,7)em que convivesse com eles (Bar 3,38),tolerando as penalidades da natureza pecadora.

Nesta ocasião,encontrava-se o menino Deus nos braços de sua mãe.Dele fazendo sua primeira cátedra de mestre,com voz inteligível,falou a São José:

-Pai, vim do céu à terra(Jo 18,34)para ser a luz do mundo(idem 8,12) e resgatá-lo das trevas do pecado(Is 9,2).Vim procurar e conhecer minhas ovelhas como bom pastor(Jo 10,14),dar-lhes pastagens e alimento de vida eterna(idem 6,69),ensinar-lhes o caminho para ela(Ibid 10,4) e abrir as portas (Sl 23,7), que por seus pecados estavam fechadas.Quero que sejais dos filhos da luz(Jo 12,36),pois a tendes tão perto.

O amor paterno de São José

Estas palavras do infante Jesus,cheias de vida e de eficácia divina,infundiram no coração do patriarca São José novo amor,reverência e alegria.

Ajoelhou-se aos pés do Menino Deus com profundíssima humildade,e agradeceu-lhe porque a primeira palavra que o ouviu pronunciar foi chamá-lo com o nome de Pai.

Com muitas lágrimas,pediu que sua divina luz o iluminasse e conduzisse ao cumprimento de sua perfeita vontade,ensinando-o a ser agradecido aos incomparáveis benefícios que recebia de sua generosa mão.

Os pais que muito amam seus filhos,sentem grande consolo e alegria quando neles descobrem algum sinal prenunciador de que serão sábios ou notáveis nas virtudes,mesmo que não o sejam,costumam encarecer muito as infantilidades que seus filhos fazem ou dizem, fruto do terno amor pelos seus pequeninos.

Ainda que São José não era pai natural do Menino Deus,mas sim putativo,o amor que lhe dedicava excedia,sem medida,ao que os pais naturais poderiam ter a seus filhos.Nele a graça,e mesmo a natureza,foram mais fortes que em outros pais e ainda em todos juntos.

Por este amor e apreço que sentia em ser pai nutrício do Menino Jesus,deve-se medir o júbilo de sua alma puríssima ouvindo-se chamar pai do Filho do próprio Deus e Pai eterno.

Além disto,via-o tão belo,cheio de graça,começando a falar com tão elevada doutrina e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário