domingo, 18 de março de 2012

DIA 19 DE MARÇO - DIA DE SÃO JOSÉ ,PARTE 2 - QUEM É SÃO JOSÉ..




Quem é São José


Pela grande e importante missão que Deus confiou a São José,podemos aferir sua extraordinária virtude e santidade. Conforme ensina são Tomás de Aquino, Deus confere as graças e privilégios à medida da dignidade e da elevação do estado a que destina o indivíduo.Pode-se imaginar dignidade maior que a de São José que,pelos desígnios de Deus,devia ser esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino Filho.

O Evangelho o define em três palavras: “José era justo”.Ora,os santos doutores da Igreja afirmam que este qualificativo designa que São José possuía todas as virtudes num grau elevado. A Igreja chamou-o também de “santíssimo”,qualificativo que não dá a nenhum outro santo.Donde podemos inferir que consumada perfeição ele atingiu!

Oh! Que santo maravilhoso é o plecaro São José, diz São Francisco de Salles. Dir-se-ia que ele foi tão perfeito ou que possuiu as virtudes no mesmo excelso grau em que as possuía a Ssma. Virgem Maria.

Ele era da família de Davi. Entre seus antepassados havia patriarcas, reis e príncipes. À sua família fora prometido o trono com eterna benção.Sua glória e grandeza decorrem de pertencer à família que devia dar ao mundo o Salvador.Da haste de Jessé, e da estirpe de Davi,devia nascer o Messias prometido.

Que honra e que dignidade!

Nele verificou-se o sonho de José do Egito. O Sol da justiça,a lua mística o veneram.As estrelas da pátria celeste se curvam diante dele. A igreja lhe atribui um culto especial. Seu nome enche de alegria o céu e faz tremer o inferno.Honram-no os anjos e cumprem suas ordens.

Na ultima aparição havida em Fátima a 13 de outubro de 1917,os videntes contemplam um espetáculo muito belo. Quando nossa Senhora desapareceu,surgiu como um quadro a Sagrada Familia. À direita estava Nossa Senhora,vestida de branco com um manto cerúleo e o rosto mais resplandecente que o sol;à esquerda, São José com o Menino Jesus, no ato de abençoar o mundo. Eis o lugar de São José no céu, entre Jesus e Maria.

Sua ardente caridade

Jesus,ao conferir a Pedro o governo da Igreja, pergunta-lhe se ele o ama mais que os outros.Com efeito, o amor é a fonte, a regra e a lei de toda a verdadeira vida.Não são as obras que contam diante de Deus,mas é unicamente o amor que vale. Amar e amar perdidamente a Deus é a única coisa que nos cabe fazer nesta vida.

Podemos,pois,imaginar qual teria sido o imenso amor de São José para com Deus.Vivia abismado na contemplação do Senhor.Foi tão intenso e ardente seu amor para com Deus,que depois de Maria,ninguém amou mais a Deus do que ele.

Em Nazaré o menino Deus agia sobre a alma de seu pai adotivo por todos os meios: pelo olhar,pelo sorriso filial,pelas palavras,pelas carícias.Que incêndio de amor,diz Santo Afonso,irrompia no coração de José quando trazia em seus braços o adorável Menino e o apertava ao coração,ou quando o via crescer diante de seus olhos!

Os dois discípulos de Emaús sentiram-se abrasados de amor divino,nos poucos momentos que acompanharam o Senhor:

- Não é verdade,diziam entre si, que nosso coração ardia dentro de nós,enquanto ele nos falava ?

Que devemos pensar da intensa caridade que se desenvolveu no coração de São José,durante os trinta anos que passou na companhia do Filho de Deus,ouvindo as palavras que saíam de sua boca,e observando seus divinos exemplos ?

Que expansões de puríssima ternura brotavam de sua alma santa! Que ardentíssima caridade abrasava seu coração!

Oh Jesus,daí-me a ardente caridade de São José,e nada mais restaria desejar sobre a terra.(S.Cura de Ars.)

O poder de São José

No ofício da festa do Patrocínio a Igreja nos recorda o nosso santo,figurado pelo personagem bíblico de José do Egito.Parece-nos ouvir Deus dizendo ao seus filhos,aquilo que o Faraó dizia aos egípcios :

- “Ide a José.Nele depositei minha autoridade;ele é o meu despenseiro;pode valer-te tanto quanto eu.-“Constituiu-o dono de sua casa e príncipe de todas suas possessões.”

Tal o conceito que deseja que façamos sobre o extraordinário poder do nosso patriarca,consequente dos elevados cargos que exerceu.

Os maiores tesouros que Deus possuía na terra,Jesus,seu Filho dileto,e Maria sua Mãe,foram confiados a José.Contitui-o chefe de sua família,Senhor de seus bens.E deu-lhe os direitos inerentes a esse encargo.

Ficariam esquecidos esses gloriosos títulos no céu?

Evidente que não.Eis porque se atribui a São José um poder de intercessão sem limites.Seus rogos junto de Jesus e Maria são preceitos.Um desejo,um suspiro de São José é mais prontamente atendido que as orações de todos os Santos.

Ele pode socorrer-nos dizem Santa Teresa e São Bernardo,em todas as nossas necessidades.Concede-nos sempre mais do que pedimos.

Ó São José,como é grande a vossa glória no céu.Ultrapassais todos os santos em graça e felicidade!!!

Uma devoção excelente

Ao lado da devoção de Jesus e Maria devemos ter a de São José,pois eles estiveram sempre juntos.

Esta é uma devoção sólida,pois a santa igreja sempre a recomendou aos seus filhos;os Papas a inculcam incansavelmente aos fiéis;os Santos doutores da Igreja propagam e aconselham a sua prática.Os que tem a ventura de abraçá-la,logo sentem seus maravilhosos efeitos.Caminham de virtude em virtude,de graça em graça,até atingir um elevado grau de perfeição.Mil e mil vozes proclamamos benefícios imcomparáveis desta devoção.Não sabeis que sou todo de São José,dizia São Francisco de Salles,na hora da morte.

São José,sendo um pai de bondade e misericórdia,não se deixa vencer em amor e bondade.Vendo que alguém se lhe entrega plenamente,para honrá-lo e servi-lo protege-o duma maneira inefável.

Cumula seus devotos de suas graças,reveste-os,de seus merecimentos,esclarece-os com suas luzes,prodigaliza-lhes o apoio de seu patrocínio.

Esta devoção,tal como a de Maria Ssma.é um caminho fácil para chegarmos até Deus,pois o percorremos com tranquilidade e doçura.

É um caminho curto e perfeito,pois quem é guiado por São José não se desvia,avança sem cair,sem recuar,a passos de gigante em direção a Deus.É o caminho seguro trilhado por Jesus e pelos santos,e quem o seguir não poder ser enganado.

Como pai de bondade ele ama seus filhos com ternura incomparável,os conduz com firmeza protege-os em todas as adversidades;e intercede por eles em qualquer dificuldade,obtendo-lhes as bênçãos do Pai Celestial.

Nosso Pai e Senhor,São José,é Mestre da vida interior.Coloca-te sob o seu patrocínio e sentiras a eficácia do seu poder.(Monsenhor Escrivá)

São José é rico em graças à todos aqueles que lhes confia suas preces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário